FEIMEC 2018: INDÚSTRIA 4.0 NORTEOU PROGRAMAÇÃO DO FÓRUM RP2M

Para especialista, laboratórios metrológicos podem apoiar as empresas na transição, mas precisam alinhar seus serviços e processos com as novas tecnologias

A indústria 4.0 norteou a programação do Fórum RP2M, realizado no terceiro dia da FEIMEC 2018, 26 de abril. A proposta do encontro foi discutir métodos de reposicionar a rede de modo a acompanhar a evolução industrial.

A Rodada Tecnológica compreendeu a integração dos fornecedores de serviços tecnológicos à cadeia de valor no novo paradigma da indústria. Foram apresentadas diretrizes de propostas para o implemento do laboratório 4.0, com estudos embasados nas demandas da indústria, novos modelos de conexão e a capacidade de medição e ensaios.

Já a Rodada Estratégica teve como frente a operação e o financiamento da Indústria 4.0, com vistas às conexões na cadeia de valor entre empresas, instituições e Governo. Outras vertentes ficaram por conta dos desafios para a manufatura avançada no Brasil, modelos de cooperação em rede e integração entre empresas e prestadores de serviços.

O Prof. Dr. Gustavo Daniel Donatelli, diretor do Centro de Metrologia e Instrumentação e Coordenador da RP2M, apresentou propostas para o projeto do Laboratório 4.0, entre as quais a de dinamizar a oferta de serviços, digitalizar a interface comercial e automatizar os processos de medição e inspeção.

As premissas levantadas pelo professor mostraram que o Laboratório 4.0 se posiciona como centro de competência na área da metrologia em que atua, participando da cadeia de valor de empresas organizadas conforme os princípios de desenvolvimento da Indústria 4.0.

Para ele, a transformação digital da indústria, enquanto paradigma intensivo em dados, precisa se apoiar em uma metrologia eficaz. “Laboratórios metrológicos podem apoiar a indústria nessa transição, mas precisam alinhar seus serviços e processos com a Indústria 4.0”.

A RP2M é uma das redes constituídas por iniciativa do MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, como apoio ao desenvolvimento da oferta de serviços tecnológicos em metrologia, normalização e avaliação da conformidade, com foco na superação de exigências técnicas nacionais e facilitação do acesso aos diferentes mercados mundiais, em um programa denominado Sibratec - Sistema Brasileiro de Tecnologia.

FEIMEC 2018

Iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e da Informa Exhibitions, com apoio de 69 entidades setoriais, a FEIMEC oferece um ambiente ideal para a realização de networking e negócios, com a presença confirmada de empresas âncoras do setor entre seus 460 expositores, que representam mais de 900 grandes marcas nacionais e internacionais.

ABIMAQ - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa cerca de 7.500 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília. Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

A Informa Exhibitions cria comunidades e conecta pessoas e marcas em todo o mundo e, aliando as entregas de suas feiras com uma nova estratégia digital, gera oportunidades e relacionamentos 365 dias por ano. Com escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba e cerca de 200 profissionais, a empresa conta em seu portfólio com marcas como Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, Futurecom, ABF Franchising Expo, Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, Feimec, Expomafe, Plástico Brasil, High Design Home & Office Expo, entre outros, totalizando 21 eventos setoriais. No mundo, atua em 150 escritórios em 57 países e é líder em inteligência de negócios, publicações acadêmicas, conhecimento e eventos, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres.

FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos

Data: 24 a 28 de abril de 2018, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Horário: Das 10h às 19h (dia 28, das 9h às 17h)

Iniciativa: ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos

Promoção e organização: Informa Exhibitions

Patrocínio Oficial: Romi

Mais informações: www.feimec.com.br - ppagina@ppagina.com

Sobre a REI Revista

Baixe nosso App

Redes Sociais

Contate-nos

 55 11 2765 7673

 comercial@rei-revista.com.br

1998 - 2017 © REI REVISTA & GUIA INDUSTRIAL LTDA. Todos os direitos reservados.