Simpósio Internacional da VDI-Brasil receberá ex-presidente e atual senador da sociedade científica Fraunhofer-Gesellschaft para debater o fenômeno Big Data

Evento também terá palestras do VP de Tecnologia na Association For Manufacturing Technology e diretor executivo no MTConnect Institute, e do Secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento do Brasil.

Milhões de terabytes de novos dados são gerados no mundo diariamente. Com o objetivo de discutir como a indústria pode extrair valor desses dados e quais problemas e desafios as corporações conseguem resolver com Big Data de forma inédita, a VDI-Brasil (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha) realizará em São Paulo, no dia 24 de abril, o 8º Simpósio Internacional de Excelência em Produção, com o tema: Big Data Brasil – Digitalizando Competitividade.

“O termo Big Data ainda confunde muitas pessoas. A discussão não diz respeito à quantidade de dados obtidos e sim à qualidade de conclusões que você consegue abstrair dos dados que podem ser levantados com um custo cada vez menor”, esclarece André Wulfhorst, vice-presidente da VDI-Brasil, chairman do VDI-Cluster Digitalização na Indústria e Gerente Sênior de Desenvolvimento de Rede e Treinamento da Mercedes-Benz do Brasil.

Em um mundo em que a tecnologia digital tende a se tornar commodity, especialistas alertam que a competitividade de um país será determinada pela sua capacidade de conduzir P&D local focada em novas soluções e processos.

“Nenhum stakeholder – indústria, academia e governo – consegue superar os desafios atuais sozinho. Além disso, uma participação equilibrada entre pesquisa de base e aplicada é fundamental. Não basta apenas criar conhecimento por meio de recursos públicos. É preciso que o conhecimento volte a gerar receita para a economia por meio da inovação”, pontua o professor Dr. Hans-Jörg Bullinger, ex-presidente e atual senador da Fraunhofer-Gesellschaft – uma das sociedades científicas mais importantes da Europa – e palestrante do Simpósio.

Conforme ressalta Bullinger, as grandes quantidades de dados processados por software de Analytics geram um novo conhecimento, que deve ser aplicado para otimizar processos em toda cadeia de cadeia de valor. Em seu currículo, Bullinger tem a experiência como conselheiro dos chanceleres Schröder e Merkel, sendo um dos defensores da importância de uma agenda de pesquisa voltada à demanda da indústria, a fim de impulsionar a competividade da economia alemã.

O Simpósio também contará com palestras de Tim Shinbara, vice-presidente de Tecnologia na AMT (Association For Manufacturing Technology) e diretor executivo no MTConnect Institute, nos Estados Unidos, e do professor Dr. Jorge Arbache, Secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento do Brasil.

O evento resulta de uma parceria entre a VDI-Brasil, a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos) e do DWIH (Centro Alemão de Ciência e Inovação) e acontece durante a Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos – FEIMEC 2018. A expectativa é reunir engenheiros, empresários, presidentes e diretores de grandes empresas.

“A sinergia entre as empresas participantes da Feira, os profissionais que a frequentam e os temas abordados pela VDI-Brasil é muito grande, enriquecendo o debate e propiciando benefícios a todos”, salienta o presidente da VDI-Brasil e da ZF América do Sul, Wilson Bricio.

Visão para agir

Estudo feito pela consultoria Gartner aponta que, neste ano, os investimentos mundiais em Tecnologia da Informação devem superar os 3,6 trilhões de dólares, um aumento de 4,5% com relação a 2017. E uma das áreas que impulsionará este crescimento será justamente a de Big Data. Entre 2018 e 2021, a estimativa é que o investimento na área no Brasil seja de R$ 56 bilhões, um avanço de 8,8% ao ano de acordo com relatório da Brasscom.

Diante deste cenário, o Simpósio contará com três painéis sobre diferentes “Setores de aplicação do Big Data”, dentre os quais: Químico e Farma; Alimentos e Embalagens; e Indústria Metalomecânica. Cada painel dará ênfase a uma dessas áreas e terá três debatedores de renomadas empresas, além de um moderador.

“Precisamos discutir como abstrair inteligência analítica e, consequentemente, valor, de dados levantados para a indústria. Sentimos falta de uma visão estratégica no Brasil sobre como inserir a indústria nas cadeias globais de valor através da aplicação de Big Data”, destaca André Wulfhorst.

As empresas podem se beneficiar dessa tendência para reduzir custos, entender riscos, aumentar a precisão de seus resultados e trazer mais qualidade de vida para a sociedade, oferecendo produtos sempre melhores.

No setor de alimentos, por exemplo, a tecnologia pode tornar mais eficientes todas as etapas de produção da indústria, desde o cultivo até a venda para o consumidor final. Problemas como desperdício de produtos, rejeição pelos clientes, imprevistos com maquinário, entre outros, poderão ser resolvidos a partir de estratégias elaboradas após extensa análise de dados.

Serviço

Simpósio Internacional de Excelência em Produção

Data: 24 de abril de 2018, das 10h às 18h45

Cidade: São Paulo - SP

Local: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 - Água Funda - CEP: 04329-100

Sobre a VDI-Brasil

Fundada em 1956, em São Paulo, e atualmente presidida pelo engenheiro Wilson Bricio, a Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil) desenvolve soluções para a cooperação em engenharia, tecnológica e inovação entre os dois países. A Associação oferece a engenheiros da academia e indústria uma plataforma de cocriação de soluções para desafios comuns dos dois países. Fruto desta discussão técnica conduzida por clusters temáticos, são derivados uma série de projetos de colaboração, publicações, eventos, simpósios e cursos.

A VDI é reconhecida mundialmente e tem sua matriz na Alemanha, com mais de 155 mil associados, sendo a maior associação tecno-científica da Europa. No Brasil, está instalada desde 2018 no campus do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em meio a Cidade Universitária.

Acesse nosso site: vdibrasil.com
E-mail para contato: redacao.jota@ppagina.com 

Sobre a REI Revista

Baixe nosso App

Redes Sociais

Contate-nos

 55 11 2765 7673

 comercial@rei-revista.com.br

1998 - 2017 © REI REVISTA & GUIA INDUSTRIAL LTDA. Todos os direitos reservados.